19 outubro 2012

Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

Olá gente, quando percebi que já estamos no fim do ano praticamente, eu fiquei pensando em tudo o que eu tinha planejado para 2012 e o que eu consegui fazer ou não. Com isso vi que a minha meta de livros para esse ano, que cresce a cada dia graças ao Skoob, não tinha conseguido ler nada. Assim, estou correndo para ler alguns livros, e olha que não é por falta de tempo e sim preguiça, dá para acreditar?

Essa semana li Cidade dos Ossos, na verdade terminei de ler hoje, e estou fascinada com o livro e já pedi emprestado o segundo volume Cidade das Cinzas. E com certeza entrou para a minha lista de livros favoritos. Detalhe: Estou apaixonada pela a capa *—*

Autora: Cassandra Clare
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 1
Editora: Galera Record
Páginas: 459
Nota: 5 / 5 estrelas

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Bom o livro conta a história de Clary, menina ruiva com um talento de desenhar de dar inveja, que mora com sua mãe Jocelyn. Vive saindo com o seu melhor amigo Simon para festas. Tudo ia normal, até irem numa discoteca e ela ver três adolescentes, Isabelle, Jace e Alec 
assassinando um menino. O pior de tudo é que apenas ela consegue ver eles, Simon não enxerga nada. Ao pedir explicações eles dizem ser Caçadores de Sombras, eles matam demônios, e esse menino que foi morto era um. Eles não conseguem entender como uma mudana, uma humana, consegue vê-los, pois apenas criaturas do Submundo e Caçadores de Sombras tem essa capacidade de enxergar o mundo como ele realmente é.

Eles são loucos, pensou Clary. Loucos de verdade.

Após um dia, ela volta a encontrar esse Jace, que estava a seguindo por ordem de seu tutor Hodge, para levá-la ao Instituto, onde moravam, um lugar onde aprendiam a lutar contra essas criaturas. Sem acreditar nisso, Clary recebe uma chamada da mãe dizendo que foi capturada. Ela corre para sua casa e ao chegar lá está tudo destruído, e um demônio Ravener estava esperando por ela. Ela ao tentar se defender acaba o "matando", e isso leva os outros Caçadores das Sombras a crer que ela era uma deles.

- Jace disse que você matou aquele demônio Ravener sozinha.
- Acho que matei.
- Mas você é mudana.
- Incrível, não? - disse Clary.
Porém Clary não se lembra de nada. Eles pedem ajuda aos Irmãos do Silêncio, e eles dizem que a mente de Clary está bloqueada, provavelmente por um feitiço. Além de eles irem em busca do passado dela, eles descobrem que também precisam achar o Cálice Mortal antes de seu inimigo Valentim, cujo havia morrido à anos, porém está de volta e só assim irão conseguir salvar a mãe de Clary.
- Nossa própria Bela Adormecida. Quem finalmente deu o beijo para você acordar?
- Ninguém. Eu acordei sozinha.
Ela não tem ninguém a quem recorrer. Já que o melhor amigo de sua mãe, Luke, que era quase um pai para ela, por ter desde pequena convivido com ele, a abandonou. Largando a mãe de Clay em perigo e a menina sozinha.
- Tenho meus próprios problemas, não preciso ser incomodado com os seus. - disse Luke.
- Acho que ele não ficou feliz em receber notícias suas! - disse Jace.
Clary também descobre que sua mãe foi uma Caçadora de Sombras, e junto com vários outros, participava de um grupo liderado por Valentim, decididos a livrar o mundo dos habitantes do Submundo. Porém esse plano de Valentim era muito além disso, causando várias mortes.
(...) - Você vai se apaixonar pela pessoa errada. E também tem um inimigo.
- Só um? Isso é uma boa notícia. - Jace recostou-se novamente na cadeira enquanto Dorothea guardava a xícara dele.

Enquanto tudo isso acontece, começa a ter um clima romântico entre os personagens. Clary começa a ver Jace de outro modo, mas não pode esquecer de Simon, que está todo meloso com Isabelle, a qual Clary não suporta.

- Porque eu gosto de outra pessoa - disse Simon.
- Muito bem - disse Clary (…) - Você não é gay, é?


A história é muito legal, eu amei o livro, achei a leitura muito gostosa, apesar de ter muitos detalhes, o que eu pessoalmente não gosto. As folhas são amarelas, então meus olhos ficaram muito agradecidos. No começo achei meio confuso por ser várias informações que foram "jogadas" à Clary, realmente me senti igual ela nesse momento, haha.

- Estava rindo porque declarações de amor me entretêm, sobretudo quando não há recíproca - disse Jace 

Você vai se apaixonar pelo o Jace. Ele é aquele tipo irônico, misterioso, e muito, muito, muito lindo. Eu me divertia com ele, apesar de ter certos momentos que dá vontade de matá-lo. Mas foi de longe o meu personagem favorito do livro.

-  Ah, ele é grosso com todo mundo - disse Isabelle alegremente. - É o que o faz ser tão sexy. Isso e o fato de que já matou mais demônios do que qualquer um de sua idade.

O final é totalmente surpreendente. Fiquei "OMG, não acredito nisso!", e o que eu mais gosto: vai te deixar com um gostinho de quero mais, e você vai correr para comprar o segundo livro, ou pedir emprestado, como eu, hehe.

- Tem alguma coisa em você que é tão…
- Irritante?
- Inquietante.

OBS: Haverá filme sobre esse livro, porém vou fazer um post separado, se não esse ficaria muito comprido, rs.

3 comentários:

  1. O livro parece bom mas não é meu estilo.
    Boa sorte pra concluir sua meta de leitura,

    Iasmin.

    ResponderExcluir
  2. Você fez uma ótima resenha, mas não conheço o livro e não sou muito de ler *-*

    escravasmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir