22 janeiro 2016

Trono de Vidro — Sarah J. Maas

Eis um livro que eu estava a anos ansiosíssima para ler. Talvez as minhas expectativas estivessem altas demais, pois senti que o livro teve seus altos e baixos, confira mais na resenha a baixo:

download
Autora: Sarah J. Maas
Série: Trono de Vidro
Volume: 1
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Nota: 3,5 / 5

Celaena Sardothien, só desse nome ser pronunciado já causa grande apavoro entre as pessoas, isso porque Celaena é a melhor assassina de Erilea. Quando a magia foi banida de Adarlan e um terrivel rei que menospreza a população, iniciou-se uma rebelião e nela que Celaena ficou conhecida. Porém devido a um erro de confiança, ela é capturada e forçada a trabalhar miseravelmente nas minas de sal de Endovier.

Meu nome é Celaena Sardothien — sussurrou ela. — Mas não faz diferença se meu nome é Celaena, Lillian, ou Vaca, eu ganharia de você da mesma forma, independentemente de como você me chamasse

Suas esperanças já haviam se esgotado e ela estava a poucos dias de morrer por desnutrição, Celaena é chamada por ninguém menos que o príncipe de Adarlan, Dorian, para competir contra outros assassinos e ladrões para ser o protetor do rei, ou como chamam, o campeão do rei. Em troca, após passar 5 anos o protegendo, ela estaria livre e sua ficha limpa. Apesar dela odiar o rei com todas as suas forças, não viu outra opção a não ser aceita a proposta.

— Suas cicatrizes são horríveis.
— Todos carregamos cicatrizes, Dorian. As minhas são apenas mais visíveis que as da maioria

Assim, Celaena se encontra hospedada no castelo de Vidro em Adarlan, com inúmeras roupas, comidas e equipamentos, porém ela é vigiada 24h por dia para caso tente fazer algo. O seu treinador é o Capitão da Guarda, Chaol, o braço direito e melhor amigo de Dorian. Ele é bem severo com o treino de Celaena, já que após ficar quase um ano sem treinar e com uma péssima alimentação, a sua capacidade está um pouco inferiror que os outros competidores.

A competição possui 24 competidores e sua duração será de 13 semanas, em cada prova um dos competidores será eliminado, porém serão provas difíceis que poderam até matá-los. A competição é mantida em segredo e seus competidores não possuem permissão para andar pelo castelo sozinhos, porém dois dias antes de se iniciarem as provas, um dos competidores é encontrado morto, com varios símbolos escritos em volta do local, símbolos, esses, a muito tempo esquecidos.

Ainda assim, a imagem assombrou seu sonhos a noite toda: a linda garota que olhava as estrelas e as estrelas que a olhavam de volta

Durante a sua estadia no castelo, Celaena conhece a princesa de Eyllwe, Nehemia, a qual fica amiga e começa a compreender os mistérios do castelo. Além disso Dorian começa a se aproximar cada vez mais dela, e Chaol parece estar sendo cada vez mais compreensível. Celaena não terá apenas que se concentrar na competição, mas também deverá tomar cuidado para não ser a próxima competidora assinada.

Minha opinião: Eu achei toda essa premícia incrível, eu imaginava que seria uma história cheia de aventura, com bastante batalha, e com uma pitadinha de romance, mas só uma pitadinha, porém a autora tacou romance na receita e esqueceu de acrescentar mais aventura. Ou seja, a aventura sobre a competição que é tão falada na descrição, acaba ficando em segundo plano, enquanto que o romance fica em destaque, aquele típico triângulo amoroso. O mistério que achei que iria rechear a história, acabou apresentando Celaena na maior parte do tempo pesquisando em livros sobre isso e eu esperando que a autora compartilhasse as informações que ela estava descobrindo, porém nada, ela apenas mencionava o fato de ela estar na biblioteca pesquisando sobre a magia e só, fiquei muito frustada.  .

— Eis uma lição para você, mestre de armas - disse Celaena, enquanto passava por ele —, dê-me homens de verdade com quem lutar. Então, talvez eu me incomode em tentar

O livro ao todo é muito bom, eu aproveitei muito a história, porém eu acreditava que o livro iria numa direção e acabou indo em outra. O mundo de Erilea criado pela a autora é incrível e dá para desenvolver muita história ainda nessas terras. Eu gostaria de saber mais sobre o passado de Celaena, que eu acredito que a autora irá fazê-lo nos próximos livros, e queria que a história tivesse dado mais destaque a competição em si, eu queria saber de todas as provas e da dificuldade ou não em passa-las.

Sobre os personagens, bom, eu achei a Celaena extremamente chata em certos momentos, ela é muito cheia de si, a todo o momento ela se considerava a melhor, até ai beleza, essa deveria ser a atitude de uma assassina fria né?. Porém do nada vemos uma assassina a todo o momento falando de como ela era linda e maravilhosa, teve um momento que foi o ápice para mim em que após um dos meninos não expressarem um carisma por ela, ela pensa que eles “não devem ter me achado atraente”, só pelo o fato de não ter paparicado-a sendo que na ocasião havia uma série de assassinatos ocorrendo no castelo e isso era a única coisa que ela conseguia pensar. Eu penso assim, se a autora prometeu uma assassina fria, não fez muito sentido dar esse outro lada dela de se preocupar com a aparência e d

Apesar de tudo isso que eu disse sobre ela, ela tem outras qualidades, como ser muito corajosa, extremente habilidosa, inteligente, amar livros haha. É que eu não esperava ver essas frescurite toda. Mas como todo mundo ama essa personagem, acredito que irei compreende-la melhor nos próximos livros.

— Não, não. Essa pergunta está boa. Celaena exalou fortemente e encarou a mesa. — Eu gosto de música porque quando a ouço, eu... eu me perco dentro de mim mesma, se é que isso faz sentido. Eu me torno vazia e cheia ao mesmo tempo e consigo sentir a terra inteira se agitar ao meu redor. Quando toco, não sou... pelo menos uma vez, não estou destruindo. Estou criando (...)

Quanto aos outros personagens, a autora tentou criar um “team Dorian” ou “team Chaol”, e para mim não rolou nenhum dos dois, não que eu não tenha gostado deles, o Chaol eu gostei bastante, tem um ar mais misterioso, quietão e bem maduro, mas na dele. Porém Dorian em certos momentos foi muito imaturo e bobão, teve seus momentos de ser fofo e engraçado, mas não sei, não tive muita afeição por ele. Mas o romance achei muito forçado, principalmente com o Dorian, foi algo assim do nada porém ao mesmo tempo estava bem obvio que ele teria uma quedinha por ela. Eu acho que ela poderia ter desenvolvido isso de uma maneira mais lenta e mais interessante.

A Nehemia foi uma personagem muito interessante, e gostaria muito de saber mais sobre ela e toda sua história, e eu também amei a amizade entre ela e a Celaena. Agora gostaria de falar sobre a Kaltain que até agora não entendi a importante dela na história, uma mulher da corte fútil, chata e sem propósito nenhum.

Bom, acredito que as principais questões eu falei, mas não achem que o livro é ruim, porque não é. Esses foram alguns pontos que eu não esperava encontrar nesse livro e que, por isso, me decepcionaram muito. Porém eu com toda a certeza darei chance para os outros livros, porque eu quero muito conseguir gostar dessa saga.

Tem alguém que compartilha da mesma opinião que eu? Me sinto a chata sendo do contra haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário