16 dezembro 2012

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Lembram que eu falei no post Mr. Postman que havia comprado alguns livros e era para vocês ficarem preparados para mais resenhas? Eis que hoje estou fazendo mais uma delas. Dessa vez do livro As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky. Esse ano fizeram um filme baseado no livro, como protagonistas a Emma Watson e o Logan Lerman. Infelizmente não pude assistir pois o filme não passou no cinema aqui perto da minha casa :(

as vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Nota: 5 / 5 estrelas (❤)

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Um pouco antes de entrar no ensino médio, Charlie decide escrever cartas contando sobre sua vida à um estranho, que ele nunca conheceu. Essa foi a forma que ele conseguiu desabafar sobre sua vida, principalmente sobre o medo de entrar no primeiro ano, os problemas em casa e a recente morte de seu melhor amigo. Charlie descreve o seu dia-a-dia, e a sua experiência em tentar "participar" mais das atividades na escola. É quando ele conhece Patrick e Sam, veteranos que acabam virando muito amigos.

- Ele é invisível (...)
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.
Ele acaba se apaixonando por Sam, porém ela não quer nada com ele por considerá-lo muito novo, já que ela era três anos mais velha que ele. Com esses novos amigos, ele é apresentado para uma outra realidade. Começa a ir em festas, teatros, beber e fumar.
- Charlie teve uma "charlice" por minha causa, Patrick
- Ele teve, é?
- Estou tentando não ter
Charlie é um menino totalmente ingênuo e sincero. Em certas horas eu o achava muito infantil, porém em outras ele ganhava uma maturidade. E não tem como você não se comparar ao Charlie, não se sentir como ele, porque tudo o que ele fala acredito que todo mundo já passou por isso, em certas partes pelo menos. Ele filosofia pela a vida, e o significado dela. E como é difícil se sentir enturmado, e como é ótimo quando você se encaixa num grupo onde as pessoas gostam de você pelo o que você realmente é. Eu achei um personagem incrível, principalmente por tudo o que ele passa durante o livro. Aliás ele vê tanta coisa diferente porém ele não julga ninguém, ele não aponta o dedo para ninguém. Ele compreende.
Algumas pessoas passam por coisas muito piores do que as minhas. É verdade.
Para mim a leitura demorou um pouco para engatar, mas depois fluiu muito bem, tão bem que terminei o livro em um dia. Quando eu terminei, fiquei meio perturbada com a história. Não sei explicar o sentimento que tive pelo o livro. Fiquei meio confusa. E isso fez com que eu lesse o livro outra vez, coisa que eu nunca fiz, acredito que seja para absorver mais coisas dele, e para compreender melhor certas partes. Só sei que acabei gostando muito do livro no final das contas, ele fala sobre temas que são complicados, mas de uma maneira tão sutil.
E me pergunto se alguém é realmente feliz. Espero que sejam. Realmente espero que sejam.
Uma cena que eu quero muito fazer foi a do carro, onde Sam ficam em pé na parte de trás da picape quando eles entram num túnel, com o vento em seu rosto e a música alta acompanhando o momento. Acho que você se sente livre nessa hora, deve ser uma delícia! E acabei de lembrar de uma frase no livro que explica exatamente o que senti ao lê-lo:
Eu me sinto infinito.
Eu amei o livro nem tanto pela a história em si, mas pelo o que ele faz você pensar e refletir, sobre a sua vida, sobre ser você mesmo. A mensagem dele é incrível. Ele faz você dar valor e apreciar as pequenas e simples coisas da vida, que as vezes com a correria do dia-a-dia, não damos valor, como aquela simples caminhada de casa até o colégio. Acho que todo mundo deveria ler, sinceramente acho que deveria ser uma leitura obrigatória na escola. É infinito!

16 comentários:

  1. Nossa, andam me falando tanto desse livro que sinceramente?! Estou loooooouca pra ler ele rs' ><
    Parece ser bom...

    Luce ~ Back To Black

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, vi esse livro ontem na livraria, já vi resenhas dele também e parece ser bem legal, ainda não assisti o filme que parece sere bem legal, vi essa parte onde a Sam fica em pé lá e com o vento na cara, realmente também acho que deve ser incrível fazer isso!!!

    bjoss

    http://designermaniagiovana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que seria incrível, uma liberdade sabe? O livro é realmente muito bom.

      Excluir
  3. Awn, eu queria muitooo ler esse livro!!!
    Vai ter o filme!!!
    Amei o post, obrigada pela visita ao meu blog.
    Já estou seguindo, poderia me ajudar com a minha meta de 400 seguidores?
    Grata.
    Bisous.
    http://pequenomuffin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o filme já lançou acho que em outubro ou novembro, porém nem pude assistir porque no cinema aqui perto da minha casa não passou ):
      Vale muito a pena ler!
      Sigo sim.

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro!! Todo mundo fala que e bom!

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu amei seu blog, e eu também adoro ler...
    Seguindo, retribui???
    http://bonjuorparis.blogspot.com.br/
    Beijos, -Tay

    ResponderExcluir
  7. Ultimamente estou louca atrás desses livros que passam uma reflexão sabe? Acho perfeito e esse livro eu não tenho muita vontade de ler, mas vou dar uma chance talvez.
    beijos
    blog-cereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance a ele, pode se surpreender com a história, haha. Também gosto desses livros de reflexão, você ganha uma nova visão das coisas ao seu redor, e percebe que as pequenas coisas são as mais importantes.

      Excluir
  8. eu quero muito ler esse livro, já até olhei o preço, mas na hora que fui comprar acabei pegando Um dia - que é ótimo- mas quero comprar logo esse (:
    tbm adoraria fazer essa cena da Sam que vc descreveu
    bjs

    dna-diferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala de Um Dia, apenas assisti o filme e achei maravilhoso, dizem que o livro é muito melhor. Mas leia ele sim, é maravilhoso!

      Excluir
  9. nossa pelo que vocÊ falou é bem pra reflexão mesmo esse livro, me interessei ;)

    beijos, seguindo aqui ta .

    feehfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir