07 dezembro 2013

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak

Há certos livros que são tão fáceis de falar sobre eles, ou como nesse caso, escrever uma resenha sobre. Porém há outros que mexem com nós, seja nos sentimentos ou por te fazer pensar sobre determinado assunto, e que acontecem tantas coisas, boas e ruins, que te deixam meio transtornado e perdido. Esse segundo caso é o que acontece com A Menina que Roubava Livros.

Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Nota: 5 / 5 estrelas

A escrita desse livro é um pouco diferente, e seu narrador é um personagem bem estranho, é a Morte. Ela narra a história de Liesel, uma menina alemã que viveu durante a Alemanha nazista. Sua mãe sem ter condições de cuidá-la, envia ela e o outro filho para uma outra familia, porém durante o caminho, o outro filho fica doente e acaba morrendo. Isso teve um grande impacto na vida de Liesel, que durante o enterro do irmão, encontra um livro, O Manual do Coveiro, caído ao lado do caixão, se o guarda como se fosse seu próprio irmão.

Ao chegar na sua casa nova, ela conhece seus pais. O pai, Hans, é um pintor, porém Liesel o define como um acordeonista. Já sua mãe adotiva, Rosa, é bem brava e sempre xinga quem ama, mas possui um grande coração. Ela logo faz amizade com Rudy, seu vizinho, e eles vivem várias aventuras juntos. E claro, tem o Max também, porém não quero falar dele para não perder a surpresa.

Que tal um beijo, Saumensch?

Liesel tinha ânsia para ler O Manual do Coveiro, porém mesmo com dez anos, ela não sabia ler sequer uma palavra. Ao descobrir isso, seu pai toda a noite lia com ela e a ensinava, mesmo sendo difícil para ele, já que ele só frequentou a escola até o quinto ano.

Com isso, Liesel começa a ter gosto pela a leitura e, como não tinha dinheiro para comprar livros, ela começou a rouba-los. A história é dividida em 10 partes, cada parte representa um livro de Liesel e como ela teve um impacto na sua vida.

Em quantos livros tinha tocado? Quantos havia sentido?

A escrita é muito rica, e achei incrível a história. Quem pensaria em escrever algo narrado pela a Morte sobre uma menina que gostava de ler durante a Segunda Guerra Mundial? Foi genial!

Eu ainda não sei se sou fã de livros históricos, porém amei a Menina que Roubava Livros. Ele mistura essa história com a historia da Alemanha nazista. Então, Hitler é mencionado diversas vezes, e digamos até que ele é um personagem importante na história. Você consegue aprender e viver o que os judeus passaram durante essa época e também compreender a cabeça dos Alemães que apoiavam o nazismo e os que eram contra.

Os personagens são tão bem trabalhados, o autor conseguiu mostrar o lado bom de todos os personagens, até aqueles que no começo você não gostava.

O que posso dizer mais? Eu amei o livro, teve horas que a história emperrava e no começo eu achei meio estranha a forma da narração, mas logo me acostumei e foi uma ótima leitura. Recomendadíssimo.

Aliás, o filme baseado no livro será lançado no ano que vem e estreia dia 17 de janeiro. Aqui embaixo vocês podem conferir o trailer:

Mega ansiosa pelo o filme, parece que vai ser ótimo *.*

- Hoje o céu está azul, Max, e tem uma nuvem grande e comprida, espichada feito uma corda. Na ponta dela, o sol parece um buraco amarelo...

Naquele momento, Max soube que só uma criança seria capaz de lhe fornecer um boletim meteorológico desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário