18 outubro 2015

A Metamorfose – Franz Kafka

Já havia ouvido falar sobre A Metamorfose, mas nunca tinha me interessado verdadeiramente por lê–lo. Depois de ouvir ótimos comentários de dois amigos e a insistência deles para que lesse, finalmente conheci a história e gostei muito dela.

7d3790bb58233b9376092c2ad77b7029

Autor: Franz Kafka
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2001
Gênero: Romance, Drama, Fantasia
Páginas: 144
Nota: 5/5

Gregor Samsa, o personagem principal, é jovem; um caxeiro-viajante que trabalha para juntar dinheiro e ajudar o pai com as dívidas. Tudo muda no momento em que Gregor se encontra, em certa manhã, metamorfoseando. O que muda não é apenas seu aspecto físico, mas também sua percepção, suas preferências; além do tratamento por parte dos pais e irmã, que já não podem enxergar Gregor na criatura presente na casa deles. 

O autor incluiu alguns aspectos da própria vida na construção do personagem principal, o que é muito interessante e explica algumas relações no livro como a de Gregor com seu pai, que é de submissão;  também a relação com sua irmã, Grete, que se revela mais forte que apenas afeto.

Apesar de um acontecimento surreal, a história é contada de maneira real, pode-se até acreditar na possibilidade de metamorfose de Gregor; o autor usa desse simulacro de maneira sensível e ainda consegue revelar os pensamentos do personagem.

Minha Opinião: Acho que a história de Gregor serve como uma analogia com muitas situações presentes na sociedade; o livro, apesar de pequeno, trouxe à tona uma reflexão sobre a forma como enxergo muitas pessoas e qual é o sentimento delas,em relação a todos que possam vir à jugá-las precipitadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário