12 junho 2013

O Oposto do Amor – Julie Buxbaum

Olá gente, faz tempo que eu não posto uma resenha aqui no blog né? E olha que não foi exatamente por falta de tempo, é a preguiça mesmo.  Bem, peguei esse livro emprestado com a minha prima, e sinceramente não estava dando muita bola para ele, mas até que superou minhas expectativas.

O Oposto do Amor

Autora: Julie Buxbaum
Editora: Rocco
Páginas: 278
Nota: 3.5 / 5 estrelas

Na história, a nossa protagonista é Emily, uma mulher de quase 30 anos que basicamente está realizada na vida. Com um diploma numa universidade de nome, um emprego que muitos matariam para ter e um namorado perfeito que está prestes a pedi-la em casamento. Mas tudo acaba virando de cabeça para baixo.

Você jamais conhecerá a pessoa que um dia eu fui, aquela que existiu antes de você, de algumas formas, antes mesmo que eu fosse eu. Mas esta é a história de quem eu me tornei, está história é sobre nós, é seu legado, tanto quanto meu.

Quando Andrew, seu namorado, começa a falar de casamento, dá uma louca na Emily que ela não quer casar com ele, aliás ela nem sabe se o ama mesmo. E como poderia? Ele tem atitudes e manias estranhas que ela já está farta após 2 anos de namoro. Então, antes de ele pedi-la em casamento e ela ter que dizer não, ela decide terminar com ele.

Fecho os olhos por um momento e penso o quanto de nossa vida é desperdiçado com fingimentos.

Porém após fazer isso ela começa a achar que fez algo errado, porque ela sente ainda algo por ele, mas não quer voltar atrás. Então ela mergulha de cabeça no seu trabalho de advogada para não poder pensar mais sobre isso.

Se vou passar pelo menos setenta e cinco por cento das minhas horas acordadas fazendo algo, quero que esse algo tenha um signficado.

Mas se ela já achava que estava com problemas demais, tudo piora quando descobre que seu avô, a pessoa que ela mais confia e que é mais importante para ela, está cada vez pior, e que agora ele está com a doença de Alzheimer. Isso causa um furacão de pensamentos, e ela começa a refletir sobre sua vida. Sua mãe morreu quando era jovem, seu pai mal se importa com ela, apenas com o seu trabalho. Além do seu avô, a outra pessoa que ela se importa é Andrew, mas ela o mandou embora. E agora?

Eu sinto falta de ter essa pessoa. Sabe, essa pessoa que me amaria, independentemente do que tivesse acontecido, não importa o quanto eu tivesse ferrado a minha vida.

Assim conhecemos a trajetória de Emily por esses altos e baixos da vida. Emily é uma personagem engraçada, e confusa. Seus pensamentos e sentimentos é extremamente parecido com que todo mundo passa. É como se todos aqueles pensamentos tivessem saído da nossa cabeça e ido direto para o livro. Não tem como não se identificar com ela.

Você tem que decidir se a briga vale a pena. É você que escolhe as batalhas de sua vida.

A linguagem do livro é fácil, leve e humorada. Sabe aquele livro para relaxar, então O Oposto do Amor é assim. Acho que todo mundo já passou por uma fase onde para você para e começa a refletir sobre tudo o que está acontecendo, e se pergunta se isso é realmente o que você queria da sua vida. É basicamente isso que acontece com Emily, e é interessante você ver o modo de como ela encarou tudo. Eu ficava me perguntando, será que nessa situação eu agiria da mesma forma?

Para finalizar, achei o livro bem legal, porém na minha opinião achei bem clichê e previsível. Mas apesar disso, o livro tem frases lindas! Sério, eu tinha vontade de marcar todas! haha.

O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro mas gostei bastante da resenha.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir