10 janeiro 2014

Divergente – Veronica Roth

Gente, eu nem acreditei que não havia resenhado Divergente aqui no blog quando eu fui postar a resenha de Insurgente, então pensei “como posso postar sobre a continuação, se eu não falei do primeiro?”. Assim sendo, estou eu resenhando Divergente, que aliás eu li ano passado em meados de Junho.

Autor: Veronica Roth
Série: Trilogia Divergente
Volume: 1
Editora: Rocco
Páginas: 502
Nota: 5 / 5 estrelas (❤)

A história de Divergente se passa numa distopia, ou seja, num futuro tecnológico muitas vezes “desgastado” por guerras e com isso se separam as pessoas em classe, cor, trabalho e derivados. No caso desse livro, a população é dividida em cinco facções onde cada uma possui uma característica, Abnegação (formado por altruístas), Amizade (paz e bondade), Erudição (inteligentes), Audácia (corajosos) e Franqueza (sinceros). Porém há também aqueles que não se encaixam em nenhuma facção, os sem-facção, que vive na pobreza.

Os costumes das facções ditam até como devemos nos comportar nos momentos de inatividade e estão acima das preferências individuais.

Quando um adolescente completa 16 anos ele tem a possibilidade de mudar de facção, perdendo todo o contato com a sua vida antiga. Nessa cerimonia, cada jovem passa por uma simulação para saber para qual facção vai.

- Você é minha filha. Não importo com as facções. - Ela balança a cabeça. - Veja só para onde elas nos levaram. Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.
(...) - Seja corajosa, Beatrice. E amo você.

Tris é um membro da Abnegação, e apesar de estar acostumada com a sua vida sem muita agitação, ela sente que não se encaixa ali. Quando ela passa pela a simulação, ela é diagnosticada como uma Divergente, alguém que possui aptidão para duas ou três facções, e isso é um problema. Então aconselham-a a não contar isso para ninguém.

Isso é diferente. Não estou dizendo que você não deve revelar o resultado agora; o que quero dizer é que não deve revelá-lo a ninguém, nunca, não importa o que aconteça. A Divergência é algo extremamente perigoso. Você entendeu bem?

Na cerimônia de escolha da nova facção, Tris decide entrar para a Audácia, mas mal sabia ela que seria tão difícil. Dos iniciados, apenas três poderam entrar para a Audácia, e caso não entre viraram sem-facções. Então Tris deverá dar o melhor de si para poder sobreviver. E junto a isso, obviamente, há um garoto, na verdade seu instrutor que fará a vida de Tris virar de ponta cabeça.

Ele não é doce, gentil ou especialmente bondoso. Mas é esperto e corajoso e, embora tenha me salvado, tratou-me como uma pessoa forte. Isso é tudo que eu preciso saber.

Eu sou suspeita a falar sobre esse livro, porque eu amo distopias, acho sensacional essa questão de política e do povo brigando pelos seus direitos, não é a toa que eu amo Jogos Vorazes, mas enfim... Esse livro é muito bom, maravilhoso, divino! Tem muita ação e aventura com uma pitada de romance. Um livro que mexe com as suas emoções, terá horas que você vai estar pulando de alegria e em outras com vontade de matar certo personagem.

A Tris é uma personagem muito corajosa, como na maioria das distopias,e diferente dos livros de YA, ela é totalmente independente e não espera o garoto maravilhoso vir salvá-la, ela se vira. The girl power!  E o Quatro, sim o “nome” dele é esse mesmo, é, ai ai, perfeito, perfeito e mais que perfeito.

Então se você não leu ainda, o que está esperando? Vá agora comprar a sua cópia e depois me fale o que achou!

- Décadas atrás nossos ancestrais compreenderam que isso não é uma ideologia política, crença religiosa, raça ou nacionalismo que culpa um mundo beligerante. Na verdade, eles determinaram que isso era culpa da personalidade humana - da inclinação da humanidade para o mal(...)

2 comentários:

  1. Também adoro distopias e cada diz que passa fico mais curiosa e ansiosa para ler Divergente. A sinopse é boa e, conhecendo alguns livros do gênero, com certeza garantem bons momentos de tensão. Vou ver se começo ainda nesse mês.

    Beijo

    ResponderExcluir