20 janeiro 2016

Outlander – Diana Gabaldon

Esse foi um dos livros mais comentados ano passado, principal devido a adaptação do livro para série de TV. Enrolei uma eternidade para ler tanto por causa do preço quanto por ser um calhamaço, porém quando enfim o li, posso dizer que entrou para a minha lista de meus livros favoritos.

capa_Outlander_lombada41mm.indd
Autora Diana Gabaldon
Série: Outlander
Volume: 1
Editora: Saída de Emergência Brasil
Páginas: 800
Nota: 5 / 5 estrelas (favorito)

A protagonista da história é Claire, uma mulher forte e independente que está passando sua segunda lua de mel com o seu marido Frank na Escócia. A historia se passa em 1945, logo no final da Segunda Guerra Mundial, onde tiveram que ser separados devido aos seus empregos, já que Claire é uma enfermeira e Frank é um professor de história.

Devido à paixão de Frank por história e principalmente pelo histórico de seus antepassados, Escócia foi o lugar perfeito para conseguir essas informações, pois a maior parte da familia de Frank morou na Escócia. Então na maior parte dos dias ele fica trancado em bibliotecas estudando isso, enquanto que Claire faz alguns passeios turísticos. Em um desses paseios, ela encontra um colina Craigh na Dun, um circulo de pedras, onde, segundo as lendas, as bruxas costumavam ir lá para fazer feitiços, maldições e etc.

A paixão de Frank por genealogia era outra razão para termos escolhido as Terras Altas. Segundo um dos encardidos pedaços de papel que ele carregava de um ladopara o outro, um antepassado seu tivera alguma coisa a ver com osacontecimentos naquela região em meados do século XVIII. Ou seria século XVII?

Ela e o Frank voltam para essa colina durante a noite e presenciam uma dessas reuniões de “bruxas” e Claire vê um tipo de planta diferente no meio do circulo, então no dia seguinte ela volta as pedras para pegar uma amostra. Porém, ao chegar no círculo, algo estranho acontece, ela encosta de uma fenda na pedra e ela é teletransportada para o passado. Assim, Claire se encontra na Escócia em 1743, 200 anos antes.

Sem compreender o que aconteceu e como foi parar ali, ela está sozinha numa época muito diferente. Ela acaba encontrando o antepassado de Frank, capitão "Black Jack" Radall, cujo ele idolatrava, porém descobre que ele na verdade é um ser nada amigável. Após fugir dele, ela é salva por um clã de escoses, clã MacKenzie, e é acolhida quando ela salva um deles, o soldado lindo e maravilhoso James, que havia levado um tiro. Sabendo da habilidade dela como enfermeira e achando que ela era uma espiã inglesa, ela é levada para o castelo.

Não conseguiria dizer realmente se perdi a consciência, mas sem dúvida não tive noção de mim mesma durante algum tempo. “Acordei”, se essa for a palavra, quando tropecei numa pedra perto da base do monte.

Claire agora vai ter que viver em uma época onde as mulheres não eram ouvidas, a higiene era precária, os costumes eram totalmente diferente, a tecnologia e ciência que ela conhecia era considerada na época bruxaria. Então ela terá que passar por tudo isso sem poder dizer quem realmente é e tentar voltar para sua época.

Minha opinião: Eu achei a história maravilhosa, ela tem um pouco de tudo, humor, guerra, aventura, magia, e a autora consegue misturar tudo isso com uma escrita incrível que apesar do livro ter 800 páginas, a leitura passa muito rápido. Apenas acho que tiveram momentos que não eram de todo modo essencias, podendo diminuir um bom número de páginas, porém ela deu uma visão bem detalhada de como era a vida da protagonista.

Quero deixar avisado que esse livro tem bastante cena de sexo, e algumas vezes até de abuso, então isso é algo que nem todo mundo se sente confortável de ler. Na minha opinião, acredito que apesar de ter isso, o livro definitavente não se define a isso, então acho que é válido dar uma chance.

Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. Dou-lhe meu corpo, para que nós dois sejamos um só. Dou-lhe meu espírito, até o fim de nossas vidas

Gostei muito dos personagens, achei todos eles bem construídos. A Claire tem uma personalidade extremamente forte, e isso várias vezes foi prejudicial para ela no passado, porém ela nunca perde a voz ou se deixa abalar, apesar de ela me irritar em certas atitudes várias vezes, ainda assim é uma personagem feminina incrível. Sobre o James tive altos e baixos em relaçao a ele, porém certas atitudes dele que para mim foram repulsivas, é até compreensível pela a época em que ele viveu, então mesmo assim, eu achei ele maravilhoso.

- Eu estava chorando de alegria, minha Sassenach - disse suavemente. Estendeu os braços devagar e segurou meu rosto entre as mãos. - E agradecendo a Deus por ter duas mãos. Por ter duas mãos para segurar você. Para acariciá-la, para amá-la. Agradecendo a Deus por ainda ser um homem completo, por sua causa.

Esse é o primeiro volume de uma série de 12 livros se não me engano, e sim, todos são enormes. Eu demoraria uma eternidade para ler todos. Mas o fim de Outlander não te deixa louca para pegar a sequencia, só deixa com um gostinho de querer mais, o que eu acho ótimo.

O livro foi adaptado para TV, ainda não tive tempo para assistir, mas deixarei aqui o trailer da série:

Alguém já leu ou ficou com voltade de ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário