17 dezembro 2011

Intercâmbio

IntercambioMuitas pessoas tem o sonho de ir estudar ou morar em outro país. Essas pessoas podem viajar para lá durante um tempo, conseguir um emprego lá ou fazer intercâmbio. Muitos adolescentes possuem o sonho de estudar numa daquelas escolas americanas que aparecem nos filmes, com armários para guardar os livros, vários esportes, os grupinhos… E uma maneira de eles cursarem o High School (Ensino Médio em inglês) é fazendo o intercâmbio.

Então para quem quiser fazer ou está pensando sobre o assunto aqui vão umas dicas:

1ª Dica: Porque fazer intercâmbio?

Além de você aprender uma segunda língua, você irá crescer profissionalmente. Muitas empresas dão mais créditos para quem já morou ou estudou fora do país. Irá conhecer pessoas de outros países, outros intercambistas, fazendo amizades novas. Irá conhecer e participar de uma cultura diferente. E o mais importante: irá ser mais independente, aprendendo a se virar sozinho.

2ª Dica: Qual agencia eu escolho?

Há infinitas opções, o certo é você selecionar umas que você gostou e ir até a agencia, lá eles te darão toda a assistência necessária. Mas eu estava pesquisando algumas, e essas me pareceram muito boas:

3ª Dica: Qual país escolher?

Isso depende do que você quer aprender. Se for inglês, os mais procurados são os EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália. Agora se você quer aprender francês, você não vai para a Nova Zelândia, e sim para a França. Então depende de qual língua você está interessado.

4ª Dica: Há outros tipos de cursos além do High School?

Claro que sim. Você pode optar por fazer o High School que pode ser de 6 meses ou 1 ano (16 anos ou +). Ou pode optar por fazer um curso de inglês lá, ele é na maioria das agencias, à partir de 13 anos e dura entre 2 à 8 semanas. Algumas agencias, como a EF Intercâmbio, possui a sua própria escola, chamada de Campus. Então lá é o mesmo estilo de uma escola americana, por exemplo, só que apenas é para intercambistas.

Intercambio

5ª Dica: O que é preciso fazer para ir para o intercâmbio?

Primeiramente, é necessário ter pelo menos uma noção básica do Inglês ou da língua que você quer fazer. A sua agência irá aplica uma prova (Slep Test) em você para avaliar o seu idioma "futuro" (não achei palavra melhor), e só para avisar, dizem que essa prova é do tamanho de um mini livro, tem muita coisa. Após isso, se você passar, eles iram perguntar aonde você quer ir e iram fechar o contrato.

6ª Dica: Posso escolher em que cidade posso ficar?

Então depende da agência, na maioria se você for fazer intercâmbio e ficar na casa de famílias, essas famílias que v!ao te escolher, e muitas vezes você só descobre para que cidade você está indo umas duas semanas antes. Acredito que se você quiser fazer o intercambio em determinada cidade, precise pagar alguma taxa a mais.

7ª Dica: Quais são as opções de moradia?

Como eu disse, depende da agencia. Se a sua agencia tiver um próprio campus, você pode ficar hospedado no campus mesmo. A mais procurada, é ficar em casas de famílias. Também há quem prefere ficar num apartamento individual, ou com outros intercambistas.

8ª Dica: Se eu quiser mudar de família,vou poder?

Poder pode, mas tem que ter um motivo muito importante para isso. Estava lendo uns blogs de uns intercambistas, e uma menina estava tentando mudar de família, pois a dela não lhe dava atenção e tudo mais, só que deu o maior problema, porque não estavam achando outra família para ela, e talvez ela teria que voltar para o Brasil antes do curso terminar.

Bom essas foram as minhas dicas, na verdade não é exatamente dicas, e sim para tirar dúvidas. É que eu sempre tive vontade de fazer intercambio, se Deus quiser ainda vou poder ir, mas essas eram dúvidas que eu tinha e só encontrei as respostas através de blogs de intercambistas.

Intercambio

Falando nisso, aqui vão alguns blogs de quem está estudando em outro pais que eu indico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário