03 janeiro 2013

Apaixonada Por Palavras – Paula Pimenta

Primeiro queria dizer que eu simplesmente amei esse livro! Ele é diferente de tudo que eu já li, primeiro porque são crônicas e não uma história completa, mas apesar de ter começado o livro com um “pé atrás” eu me surpreendi e amei os textos.

Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 160
Nota:  5 / 5 estrelas

O livro tem uma coletânea de crônicas escritas pela Paula Pimenta, autora dos livros Fazendo Meu Filme, escritas entre 2000 e 2009. Elas falam sobre tudo que a autora sente, ou sentiu e você se sente intimo dela. O mais divertido do livro é o modo como a autora escreve de maneira descontraída, é como se ela realmente tivesse falando com você, como se estivesse contando sua história.

Aprendi muitas coisas com esse livro e refleti sobre coisas que eu nunca pensaria, você descobre não só sobre a vida da autora, mas acaba descobrindo sobre a sua também.

Eu já gostava dos livros Fazendo Meu Filme e já tinha admiração pelos trabalhos da Paula Pimenta, mas esse livro me surpreendeu e eu confesso que “tiro meu chapéu”.

A maioria das crônicas fala sobre amor, porém esse não é o tema central do livro, fala sobre diversas coisas, sobre coisas do cotidiano da nossa vida, que as vezes não damos a devida atenção, ou não paramos para pensar nisso. Bom, como eu não sei mais o que falar do livro, vou deixar uns trechos dele e deixar vocês tirarem suas próprias conclusões….

Assim como existem lugares para fumantes e não fumantes, deveria também haver no mundo alas separadas para solteiros e casados…Imagine a cena. Você chega no restaurante, e o garçom pergunta: “Ala de solteiros ou de casados?”. E você ou é guiado para aquele lugar onde estão pessoas tão disponíveis quanto você, ou para outro, mais silencioso, talvez à luz de velas, onde só se encontram casais. Ala de Solteiros ou de Casados?

Ela era do tipo que se apaixonava fácil, por simples olhares, sorrisos e gentilezas. (…) Era daquelas que têm o registro de cada suspiro, cada beijo, cada passo dado. E gostava disso. Gostava de viver apaixonada. Eternamente.

Me apaixonei pelo Harry Potter, como num passe de mágica. Ele não é apenas um menino que virou bruxo (…). É um menino que encontra, nos amigos, a família que nunca teve. (…) Ai está a razão do sucesso de Harry Potter: ele tem uma vida mágica. Como a gente gostaria de ter. Passe de Mágica.

Em todos os momentos de nossa vida interpretamos papéis. Somos uma pessoa para nossos parentes, outra em nossa ambiente de trabalho e outra para o namorado. Não é que finjamos algo que não somos, mas reservamos tipos diferentes de tratamento para cada um deles. Sem Fio, Sem Charme.

O que acharam dos textos da Paula Pimenta? Já leram o livro? Querem ler? Se leram, quais suas crônicas favoritas?

2 comentários:

  1. Então, eu não gosto muito de ler livros, eu gosto sabe? Mais não sou fascinada e nem tenho muitos livros, eu queria ler da paula pimenta a série ''Fazendo meu filme'' pelo que vejo de várias meninas falando ele deve ser muito interessante.

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que mesmo se você não gostar muito de ler livros, vai amar a serie Fazendo Meu Filme, é muito fofa e a leitura é bem tranquila. É um otimo livro!
      Beijos

      Excluir