09 janeiro 2014

Quem é Você Alasca? – John Green

Acabei de terminar de ler esse livro e bom... Ainda não sei qual nota dar para ele. Foi um livro muito agradável, mas há empecilhos que me incomodaram um pouco, mas que também percebi ser algo do próprio autor. Explicarei mais abaixo...

Autor: John Green
Editora: Wmf Martins Fontes
Páginas: 229
Nota: 4 / 5 estrelas

Quem é Você Alasca é narrado por Miles ou Gordo, como é chamado ironicamente já que seu porte físico é totalmente o oposto, um garoto sem amigos que é apaixonado por últimas palavras famosas, literalmente últimas palavras, aquelas última frase dita por alguém antes de morrer. É isso o que ele coleciona. Após ler a última palavra de François Rabelais que foi "saio em busca de um Grande Talvez", Miles decide mudar de vida e procurar esse "talvez".

É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez.

Então ele abandona seus pais na Flórida e vai para a escola Culver Creek no Alabama, a mesma que seu pai havia estudado quando era adolescente. Lá ele acaba conhecendo o seu colega de quarto, Coronel, um rapaz baixo mas forte que logo o apresenta a escola e seus alunos e também Alasca, uma menina loira de olhos azuis que é totalmente imprevisível, faz as coisas no impulso e está sempre contando histórias engraçadas para a galera, porém também do nada possui crises de choro e fica quieta.

“Às vezes não entendo você”, eu disse. Ela nem mesmo olhou para mim, sorriu para a tevê e disse: “Você nunca me entende. Essa é a graça.”

Alguns alunos dessa escola são chamados de Guerreiros do Dia da Semana, que são filhinhos de papai, Coronel, Alasca e cia não gostam deles e estão sempre pregando peças um no outro. Uma das regras mais importantes entre os alunos é nunca dedurar ninguém, porém no outro ano alguém dedurou um casal de namorados que estavam no quarto sozinhos a noite, o que é proibido na escola, e foram expulsos, e agora todo mundo quer saber quem foi. Miles terá várias experiências, ele começa a fumar e beber, mas também aprende coisas importantes sobre a vida e como lidar com ela.

Se ao menos conseguissemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais.

Eu achei o livro bem estilo As Vantagens de Ser Invisível (apesar de achar as Vantagens muito melhor), e é basicamente o mesmo esquema, do jovem se aventurar nessas novas descobertas e tudo mais.

O livro é bem bacana, eu adorei essa ideia de últimas palavras, nunca havia pensado nisso. Fala um pouco de religião também e também algumas perguntas que nos fazem refletir, então dá para aprender algumas coisas. Foi uma leitura prazerosa. Ela é dividida em duas partes o Antes e Depois, e cada capitulo é uma contagem para certo evento.

Agora o que eu não gostei foi que eu achei que os personagens ficaram muito longe do leitor, você não possui uma conexão com os personagens e quando acontece coisas boas ou ruins com eles você simplesmente pensa "ah legal". Essa foi a mesma sensação que senti em A Culpa é das Estrelas, achei o livro maravilhoso, mas não tão emocionante como todo mundo fala, porque eu não consegui me conectar com eles. Então, acredito que seja uma característica do próprio autor, mas isso vai de cada um, essa é apenas a minha opinião.

Apesar de tudo, achei uma história super gostosa de ler e rápida. Recomendo esse livro, e quem leu por favor fale sua opinião, se você concorda comigo ou não e o que achou da leitura.

"Como sairemos deste labirinto de sofrimento?"

2 comentários:

  1. Eu simplesmente amo Quem é você, Alasca? Li todos os livros do John Green e, apesar de ter gostado bastante de A Culpa é das Estrelas, Alasca é, de longe, o meu favorito dele. Mas muitos amigos que leram não conseguiram se identificar tanto quanto eu com a história e com a personagem principal. Não que eu seja como ela, aliás, não tenho muito a ver, mas eu consigo compreender a dor e a solução dela, por mais drásticas que fossem. Sobre a conexão com os personagens, eu tenho essa sensação com Cidades de Papel.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, os melhores livros são aqueles que você consegue se conectar com os personagens e compreende-los. Se você conseguiu sentir isso no livro é ótimo, gostaria de ter compreendido melhor a Alasca =/

      Excluir