02 dezembro 2015

Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

Esse foi um livro totalmente inesperado para mim. Já fazia tempo que estava com vontade de lê-lo, porém poucas pessoas comentam sobre essa trilogia, então estava com receio de comprar. Até que um dia, através do skoob, troquei um livro meu pelo Feita de Fumaça e Osso, e não podia ter tomado uma decisão melhor.

 

Autora Laini Taylor
Série: Feita de Fumaça e Osso
Volume: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 382
Nota: 5 / 5 estrelas

No céu não existem apenas anjos, há também quimeras, criaturas híbridas de dois ou mais animais, que viviam harmoniosamente, até que uma guerra entre essas duas espécies é iniciada, causando a expulsão dos quimeras do céu.

“Você já se perguntou alguma vez se os monstros fazem as guerras ou se as guerras é que fazem os monstros?”

Hoje em dia eles vivem entre os humanos, porém dificilmente saem e interagem com eles. Karou é uma das poucas humanas que possuem contato com eles. Ela foi criada desde pequena pelo o feiticeiro Brimstone, um quimera com cabeça e pernas de bode, que é fascinado por dentes e gosta de colecioná-los. Karou volta e meia precisa ir encontrar fornecedores desses dentes, e em troca Brimstone lhe dá scuppies, a forma mais simples de desejo, cujo Karou os carrega como colar.

– E o que você vai fazer com elas? – perguntou Karou, mantendo a voz bem casual, como se Brimstone pudesse se distrair e revelar, por fim, o mistério no âmago de tudo: o que diabos ele fazia com todos aqueles dentes? (pág. 57)

Embora Karou tenha essa vida em meio aos quimeras, ela também vai a escola e possui amigos humanos que não tem a menor ideia desta sua “segunda vida”. Coisas estranhas começam a acontecer quando uma marca de mão preta surge em diversas portas queimando-as, todavia todas essas portas marcadas eram portais que os quimeras utilizavam para se locomover.

Ao mesmo tempo, durante um encontro com um dos fornecedores dos dentes, Karou é atacada por um anjo, Akiva, o principal responsável por essas marcas, que a encurrala e vendo-se sem saída, Karou coloca as mãos na frente do rosto para se proteger, e uma luz acaba saindo através de sua mão e ataca o anjo. Assim, Karou agora precisa ajudar a sua família a se proteger e ao mesmo tempo tentar entender o que ela realmente era e qual era a sua origem.

–  (…) Ela estava ligada ao inimigo e, embora a única coisa que eu quisesse fazer fosse olhar para ela, fiz o que fui treinado e eu… a machuquei. (pág. 197)

Minha opinião: Acho que esse é o máximo que eu posso contar sobre a história, se não poderei acabar dando spoilers. De início fiquei bem confusa quanto aos quimeras e esse mundo diferente, porém logo você se acostuma com os novos elementos.

É uma fantasia completamente diferente de tudo o que eu já li. Eu, pessoalmente, não sou fã de histórias envolvendo anjos, tais como Fallen e Hush Hush que não foram experiências muito positivas, devido a isso tenho um certo preconceito quando leio em alguma sinopse que haverá anjos na história. Apesar disso, esse universo criado por Laini é incrível, essa batalha entre quimeras e anjos onde, na visão da protagonista, os anjos são maus e os quimeras são do bem, sai desse “clichê” com anjos visto em outras obras.

Sobre os personagens, Karou é um excelente exemplo de personagem feminina. Ela tem garra, é totalmente independente, toma as rédeas e não se importa muito com as opiniões dos outros. Enquanto que Akiva me irritou totalmente até certo ponto, mas não posso falar muito sobre esse personagem. Eu fiquei encantada com o Brimstone, ele tem um carinho pela a Karou enorme e faz de tudo por ela, bem estilo pai mesmo.

Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas no chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer. Esta era a sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando. (pág. 48)

Além de tudo isso também gostaria de comentar sobre essa capa maravilhosa. É linda e toda metalizada, fiquei apaixonada, acho que foi o que mais me atraiu para ler.

Recomendo totalmente esse livro, é um universo diferente, a escrita é uma delicia, flui bem, de forma que dê mais vontade de continuar a ler.  O livro faz parte de uma trilogia, e todos os livros já foram lançados aqui no Brasil pela a editora Intrínseca.

Era uma vez um anjo que, caído, morria no nevoeiro. E um demônio se ajoelhou ao lado dele e sorriu. (pág. 247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário