03 março 2013

O Mau Caminho - Lemony Snicket

Caro leitor,

Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável.

Meu, sério que esse livro é para crianças? Porque eu amei! Que leitura gostosa, eu pensei que fosse bem babaca, e como não tinha nada para fazer, e era o livro com menos páginas que eu tinha no formato ebook, resolvi começar a lê-lo, e eu não consegui parar até ter terminado. Sempre ficava me perguntando "o que será que vai acontecer com as pobres crianças?". Mau_Começo

Autor: Lemony Snicket
Série: Desventuras em Série
Volume: 1
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Nota: 5 / 5 estrelas

O livro começa com o próprio autor Lemony Snicket aconselhando a quem não gosta de histórias tristes a não ler essa série. E faz uns comentários sobre os personagens antes de se iniciar a história.

Violet, Klaus e Sunny Boudeleir (que se pronuncia Bodler) são aquele tipo de pessoa que tudo dá errado na vida. Eles tinham uma vida ótima, morando em uma grande mansão, com pais que os amavam. Numa certa tarde fria, eles foram passear pela a praia, e recebem a notícia pelo o Sr. Poe de que seus pais faleceram durante um incêndio na casa, que também fora destruída. Então as crianças vão para a casa do Sr. Poe (o atual tutor) durante um tempo, até arranjarem um lugar para morarem.

[...] mas é uma triste verdade da vida: quando perdemos um ente querido, os amigos as vezes nos evitam, justamente quando a presença de amigos é mais necessária

No testamento deixado por seus pais, está exigindo que as crianças fiquem com algum familiar. O mais próximo deles é o Conde Olaf, um primo de terceiro ou quarto grau cujo nunca haviam ouvido falar. Ao chegarem na casa dele, são recepcionados por uma simpática mulher Justice Strauss, e atrás dela está uma maravilhosa mansão, talvez a mais bonita que eles já viram, e nessa hora eles acreditaram que sua vida com certeza iria melhorar.

Porém ao perguntarem se ela seria a Sra. Olaf, ela diz ser a vizinha do Conde Olaf, e aponta para uma casa ao lado da sua, que é suja, com a pintura desgastada, tendo apenas duas janelas, e com uma torre grande no telhado. Nem tudo é uma maravilha. O Conde Olaf é um sujeito estranho, alto, com uma monocelha e cabelos faltando. Tem um olhar assustador e intimidador. Logo de cara os órfãos ficaram com medo, e mais ainda ao entrarem na casa, que era imunda. E o mais curioso é que havia muitos desenhos de olhos pela a casa, na porta, em quadros, e até em uma tatuagem no tornozelo do Conde. Mas o pior ainda estava por vir.

" [...] Por pior que seja o ambiente à nossa volta, ele pode ser suportado, desde que as pessoas que nele se encontram sejam interessantes e gentis."

O Conde Olaf não tinha apenas a aparência de mau, ele realmente era mau. Deixou os órfãos apenas com uma cama nada confortável para os três, tendo que os dois mais velhos revezarem para cada dia um dormir no chão e o outro na cama, enquanto a Sunny teve uma cama improvisada com as cortinas que a Violet tirou e criou uma "almofada" grande. Um quarto precário. Além disso, todos os dias o Conde deixava tarefas para as crianças fazerem, como pintarem uma parede, apararem a grama, arrumar alguma coisa e derivados, nada que uma criança normal faz. E a comida também não era lá essas coisas, todos os dias eles comiam no café da manhã um mingau ruim que o Conde fazia. E assim vai desenrolando a história, e acabamos descobrindo o plano de Olaf por trás de tudo isso… e eu paro por aqui para não dar spoilers!

Violet, a mais velha com 14 anos, é ótima em invenções de bugigangas (e isso me fez lembrar de Cricket de Lola, eles iriam se dar muito bem); Klaus, o do meio com 12 anos, apaixonado por livros, apesar da pouca idade, já havia lido muitos livros sobre os mais diversos assuntos; e tem também a pequena Sunny, um quase bebê que adora morder tudo o que vê pela a frente e se comunica por barulhos de bebê.

Por exemplo, nessa manhã ela disse “Gá!” muitas e muitas vezes, o que provavelmente era para se entender como: “Vejam só essa figura misteriosa surgindo do nevoeiro!”.

Um livro muito gostoso de ler, a escrita é bem infantil, quando tem palavras mais "difíceis", o Snicket faz uma pausa e explica o que aquela palavra naquele contexto significa, que parece que é chato, mas na verdade fica bem engraçadinho. Cada capítulo tem uma figura, acredito que ela represente o que está por vir.

Apenas acontece desgraça com os irmãos Baudelaire, quando você acha que as coisas vão melhorar, elas pioram novamente. Mas é engraçado os planos das crianças para se livrarem do Conde Olaf.

Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar este livro imediatamente.

O livro faz parte da série Desventuras em Série, que possui 13 livros, com treze capítulos cada (tcharam, o número do azar!). Já fizeram um filme com os três primeiros livros, se não me engano. E é com a participação do Jim Carrey!

Super recomendo essa leitura a todas as idades, apesar de ser mais para o público infantil, ela é apreciada da mesma maneira para os adultos ou adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário