26 janeiro 2014

Legend – Marie Lu

Devido a tantas críticas positivas sobre esse livro, eu estava morrendo de vontade de lê-lo. Ainda bem que o livro não desapontou minhas expectativas.

Autora: Marie Lu
Série: Trilogia Legend
Volume: 1
Editora: Prumo
Página: 255
Nota: 5 / 5 estrelas

Sinopse:

Legend se passa nos Estados Unidos porém do futuro, então chamada de República da América, que vive em guerra com os Patriotas e as Colônias enquanto sua população enfrenta climas desastrosos e pragas incuráveis. Nesse contexto, Day é um dos criminosos mais procurados da República, não porque ele é um assassino, mas porque ninguém sabe como ele é. Após ter reprovado na Prova aos dez anos, esta que definirá o seu futuro entrando numa faculdade ou ir para um campo de trabalho, ele foge e acabam considerando-o morto. Abandonou seu nome e, de uma certa forma, sua família, apesar de seu irmão saber que ele está vivo.

Minha mãe costumava ter a esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso. Famoso eu sou, mas não da forma que ela tinha em mente.

Quando uma nova praga começa a aparecer no seu bairro, o irmão mais novo de Day acaba sendo contaminado, fazendo com que os militares descubram e deixando-os no perigo. Day então resolve ir no hospital e roubar os remédios para a cura, que são extremamente caros.

Entretanto, mal sabe Day que esse evento fará seu destino cruzar com June, uma prodígio e favorita da República, conseguiu a nota mais alta da prova e está se preparando para ser uma militar, quando surge a oferta de June achar e prender Day, ela aceita na hora.

Quando olho para o lado, vejo um adolescente estendendo a mão para mim. Ele tem olhos azuis brilhantes, poeira no rosto, e um boné surrado na cabeça. Nesse momento acho que é o garoto mais gato que já vi na vida.

Minha opinião:

A leitura desse livro é uma delícia. Ela flui tão bem, quando eu vi já havia passado mais da metade do livro em um piscar de olhos. A autora consegue te prender do começo ao fim, e não deixa aquela leitura pesada, ela foi explicando as informações aos poucos, sem descarrega-los de uma vez no leitor, e até fazendo com que este possa tirar suas próprias teorias do que irá acontecer.

Eu preciso parabenizar a diagramação do livro. Em todas as páginas, as bordas são efumaçadas de preto, dando um aspecto de queimado. Os capítulos são divididos através da narração de cada personagem, então no quando inicia um novo capítulo, além de ter o nome do personagem que está narrando, a fonte do texto também muda. Achei super legal porque, apesar de ser uma coisa simples, os personagens tiveram uma afinidade maior com o leitor.

Os personagens são muito inteligentes. Essa foi uma característica que eu amei. June e Day não são fracos, medrosos e bobos, eles tem uma personalidade fortíssima, ágeis e raciocinam os acontecimentos muito rápido, relacionando um evento ao outro e criando planos. Fiquei abismada, pois não me lembro de ter lido nenhum livro em que os dois personagens principais possuíssem essa inteligência.

As ações de Day costumavam me fascinar, mas agora ele é meu inimigo, meu alvo, minha primeira missão.

No começo me senti totalmente perdida nesse mundo futurístico, porém depois fui me acostumando, apesar de que nem tudo é bem explicado nesse livro, mas, assim espero, que no próximo livro da trilogia, a autora vá aprofundar mais nesse assunto.

Recomendo muito esse livro, principalmente para os fãs de distopias tais como Jogos Vorazes e Divergente.

4 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro, e ele é pequeno, acho que é leitura de uma tarde. Como ultimamente ando lendo muitos livros Distópicos acho que esse deve entrar pra lista!
    Adorei a resenha!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem rápido de se ler, e leia sim, é muito muito bom!

      Excluir
  2. Muito boa a resenha! Apesar de não gostar muito de histórias "no futuro", pelo o que voce falou a história deve ser ótima e prender o leitor.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso, pena que você não gosta de distopias, eu sou viciada nesse gênero rs.

      Excluir