30 setembro 2012

A Esperança – Suzanne Collins

Olá gente, sexta-feira, infelizmente, eu terminei de ler a série Jogos Vorazes. Eu comecei a ler em março, enrolei para ler Em Chamas e acabei lendo apenas em Julho, e de novo fiquei adiando a leitura de A Esperança, na esperança da trilogia durar mais, haha.
Porém a minha curiosidade é muito grande, e tive que ler, rs. Tenho que admitir que chorei quando acabei de ler, mais uma saga que acabou.
A Esperança

Autora: Suzanne Collins
Série: Trilogia Jogos Vorazes
Volume: 3
Editora: Rocco
Páginas: 424
Nota: 5 / 5 estrelas

Sinopse: Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Atenção: Contém spoilers dos outros dois livros, se você não leu eles, dê uma olhada na nossa resenha.

Após ter voltado na arena no Massacre Quaternário, Katniss está muito fraca. Basicamente nesse livro mostra a recuperação dela e noticias sobre a rebelião nos distritos. Devo admitir que no começo parece que o livro não anda, mas ao chegar no meio do livro a história voa que você mal percebe.

Nesse livro você pode perceber que Katniss cresceu muito, amadureceu muito. Sim, tem ainda aquela dúvida sobre qual dos dois ela ama: Peeta ou Gale. Mas como de costume nos outros livros, a autora não se foca apenas nisso. Algumas vezes você sentirá raiva de certas atitudes de Katniss, mas em outras ela fará coisas totalmente inesperáveis.

Ninguém sabe o que fazer com você, guria.(…) Bom, nós nunca soubemos - diz Gale

Vários rebeldes estão morando no Distrito 13, já que perderam suas casas e seus familiares, lá foi o único lugar seguro que encontraram. Também no 13 está o "quartel general da rebelião", onde alguns vitoriosos que conseguiram serem salvos pelos os rebeldes participam de reuniões, junto com outros rebeldes, para fazer planos contra a Capital. Katniss tem que tomar a decisão de se tornar realmente o Tordo e "liderar" a rebelião ou recusa-lo.

Respiro fundo. Meus braços se erguem ligeiramente - como se relembrando as asas em preto e brando que Cinna me deu -, então os repouso novamente…

Como Peeta, e outros vitoriosos, foram capturados pela a Capital, está começa a manipulá-los para que cessem fogo, para que apoiem a Capital contra os rebeldes, para que se virem contra seus amigos. E é exatamente isso o que acontece com Peeta em relação a Katniss.

Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. Meu lar é o Distrito 12. Eu participei dos Jogos Vorazes. Eu escapei. A Capital me odeia. Peeta foi levado prisioneiro. Ele está vivo. Ele é um traidor, mas está vivo. Eu preciso mantê-lo vivo…

OBS: Amei esses pensamentos da Katniss, é como se ela usasse isso para nunca se esquecer de quem ela é realmente e lembrar qual é a sua verdadeira missão e objetivos.

O que eu não gostei em relação ao livro foi que Katniss basicamente se torna uma atriz, ela começa a gravar alguns vídeos para os rebeldes, em vez de ir para a guerra. Isso me irritou um pouco. Além disso, o livro está muito detalhado, o que não sou totalmente fã, porém algumas vezes fica confuso. Teve partes que tive que voltar várias vezes o parágrafo para compreender como era a cena.

Rancando isso, o livro é ótimo. E a autora mostra os dois lados, a rebelião e a Capital. E que não importa qual deles você está contra, tem que analisar as ações de cada um e fazer o que você acredita, e não o que te pedem ou falam. Ah outra coisa, se vocês acharam que Katniss sofreu muito nos dois livros, nesse ela sofrerá muito mais, acreditem !

Outra coisa que tenho que comentar e que amei, foi que nesse livro conhecemos mais sobre a história do Finnick (como eu amo ele!), ele é muito engraçado, dei risada várias vezes. Eu fiquei muito surpresa e não esperava que ele tivesse passado por tudo isso… Preparem seus corações, porque assim como a J.K Rowling, a autora gosta de ver vários personagens queridos sofrerem :(

Examino Finnick – suas pernas nuas à mostra entre o pijama de hospital e os chinelos, os cabelos despenteados, a corda com um meio nó enroscada em seus dedos, o olhar enlouquecido...” “...em seguida arranca o traje hospitalar ficando só de cueca... –Por quê? Você acha que isso aqui... – Ele faz uma pose ridiculamente provocante. – Pode tirar a atenção dos outros?
O livro é separado por três grandes "episódios": As Cinzas; O Assalto; e A Assassina.

Gostei do muito do último episódio, do final, ele foi bem inesperado, mas foi muito corrido. A autora enrolou o livro inteiro, e quando chega na parte mais emocionante, passa como um furacão. E me deixou com um ponto de interrogação gigante sobre o que aconteceu com os outros personagens. O final e a algumas cenas no final merecia muito mais páginas.. Posso dizer que o livro valeu por esse último episódio, "A Assassina".

Só mais uma coisinha. Eu mato Snow.
É isso gente, o livro é muito bom, na minha opinião, não tão bom quando os outros dois, mas não perde o encanto. Se a autora não tivesse falhado no que disse acima, o livro teria sido muito melhor. Apesar disso, fiquei triste que mais uma das minhas sagas favoritas acabaram. Estou em luto até achar outra série para ocupar o lugar, hehe.

Estava lendo uma resenha no Skoob, e achei essa frase perfeita para JV:
A mensagem da trilogia é clara: Por pior que estejam as coisas, sempre haverá um amanhã. A vida continua apesar das dores. Algumas saram, outras vão doer para sempre, mas momentos felizes também virão para minimizar e quem sabe se sobrepor aos estragos. A esperança de dias melhores é o que impulsiona a busca pela felicidade. E não se pode desistir dela, mas não uma felicidade individual e sim coletiva. Ninguém consegue ser feliz sozinho. -Amanda

Alguém já leu ou gostaria de ler? Deem a sua opinião.

8 comentários:

  1. Nossa, o livro parece ser ótimo; fiquei doida para ler :)

    A Little More Than Gloss (clica no perfil)

    bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita a falar porque sou super fã da série, mas é realmente muito bom !

      Excluir
  2. Bom, não vou lê o spoiler inteiro se não perco o interesse pelo livro que aliás parece ser ótimo.
    Para visitar o FG clica no meu nome, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uiaaa legal seu post! eu tava procurando informaçoes sobre a saga! Mto legal seu blog, viu?
    bjo
    opinandoemtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Adorei a proposta do seu blog. Bem diferente, criativo, tem conteúdo. Muito bom!
    :)
    Comecei a te seguir!!

    Se quiser conhecer meu cantinho:

    www.deliriosdepaty.blogspot.com

    Alzi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado *--* Espero mais visitas suas, hein !

      Excluir